Home

 

 

 

 

André Sousa Machado
(Histórias de Jazz em Portugal)
CD @hotclube 2019

 

 

Apesar de veterano da cena Jazz nacional, esta é a estreia editorial de André Sousa Machado como líder. Durante décadas ele foi o eficiente e versátil baterista de serviço do Hot Club, mas o registo das suas mãos encontra-se espalhado um pouco por todo o lado, nas fichas técnicas de um sem número de discos de Jazz, mas também de pop e rock, de música ligeira ou popular.

A sua estreia como líder apenas acontece agora como resultado do concerto «carta branca» que lhe foi dirigida no «Ciclo Histórias de Jazz em Portugal» de António Curvelo e Manuel Jorge Veloso, e foi gravado no Hot Club em 2015.

E quem esperava um disco de jazz sem mais, terá uma grande surpresa; a começar desde logo pela formação e terminando no repertório. Bateria, guitarra eléctrica (Mário Delgado), voz (surpreendente Rita Maria) e flauta (convidado Rão Kyao) é tudo menos uma formação de Jazz típica, como invulgar é o repertório e a abordagem.

Rita Maria canta Mercedes Sosa ou Jeff Buckley, vocaliza Mongo Santamaria ou John Coltrane de forma soberba, faz scat com talento, fugindo à vulgaridade, canta em português (a lembrar aqui a Né Ladeiras); a sua voz é intensa. E devo confessar que Rita Maria, que acusa muitas vezes a juventude, me surpreendeu.

O excêntrico Mário Delgado nunca se sobrepõe e está inspirado, a flauta complementa bem o grupo e o baterista compensa com acerto a ausência do contrabaixo com a incidência nos tímbalos. Arranjos e direcção engenhosos num belíssimo disco.

André Sousa Machado (bat)
Rita Maria (voz)
Mário Delgado (g-el)
Rão Kyao (f)

(Este texto foi publicado no Jornal de Letras)